sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O RIO MOCAMBO PEDE AJUDA!!!

O principal rio que corta a cidade de Urbano Santos, o rio Mocambo tem como afluentes o Rio Boa Hora e o Rio Bandeira, eternizado nos belos versos do hino de Urbano Santos “onde heróis desejaram a liberdade” e símbolo da sociedade urbano-santense o Mocambo agoniza pedindo ajuda. Essa degradação que o rio vem sofrendo ao longo dos anos é fruto da falta de consciência ambiental, do desmatamento das matas ciliares, do assoreamento processo que ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, além do avanço desenfreado da monocultura do eucalipto e da retirada de água para o abastecimento da cidade pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).
Hoje o estado em que se encontra o Rio Mocambo é assustador e os perversos impactos ambientais causados por esse conjunto de fatores já são visíveis ao longo do curso do rio.

                                                                  Allison Aquino
            

7 comentários:

  1. Valeu pelo Post grande Allison, abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, tá mais que na hora dos urbanosantenses se alertarem para a preservação dos Rios da Cidade. ABRAÇOS
    REGIANDERSON DOS A.PINHEIRO

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo poster Alisson, finalmente alguém denuncia

    ResponderExcluir
  4. Essa dissursão que o Allison traz é muito interessante,pois a identidade do rio Mocambo se confunde com a da cidade de Urbano Santos. Contudo é preciso despertar na sociedade o sentimento de cuidado pelo meio ambiente e com a força da opinião pública pressionar as autoridades a tomarem alguma providencia no sentido de preservar o que ainda nos resta.
    É chegada a hora de nós cidadãos de bens fazermos alguma coisa e cobrar dos nosso vereadores e da secretaria de meio ambiente do município e do prefeito uma postura mais dura contra a destruição dos nossos eco-sistemas.

    ResponderExcluir
  5. Olá Allison

    Depois de realizarmos o trabalho de limpeza do rio ficou visível a necessidade de uma atuação mais permanente da sociedade urbano-santense de cobrar e agir para que o rio não se torne um grande lixão.

    Prof. Juarez

    ResponderExcluir
  6. PARABENS ALLISON PELO POST... LINKEI AGORINHA O USVERDE NO WWW.URBANOSANTOS.BLOGSPOT.COM ACOMPANHA NAS ESTATISTICAS APOS O LINK E ME FALA ALGO...

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua postagem meu querido Allison, esse assunto sobre os nossos rios deve ser levado em discussão, debater com a sociedade e com o poder público local pois, não adianta só refletir é preciso agir...devemos pensar globalmente e agir localmente!!!
    Continuem atualizando ok? ficarei plugada!rsrsr
    Mel

    ResponderExcluir