sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ÁGUA BEM PRECIOSO




Nosso planeta bem que poderia se chamar Planeta Água. Afinal, os oceanos ocupam 70% de sua superfície e os continentes, apenas 30%. Então por que precisamos economizar água?
Por que a maior parte da água está nos oceanos (97%), ou seja, é muito salgada e imprópria para ser bebida.
Uma outra parte está congelada na Antártica e em outras geleiras (1,75%).
Também existe água no interior da Terra (1,243%), mas os seres humanos não podem alcançá-la. Então sobra apenas 0,007% de água doce para ser usada.
Jornal O Globo, 18/03/2006
A água é o bem mais precioso que nós temos, devemos ter uma utilização consciente da água em nosso dia a dia.
Sabemos que a água limpa está cada vez mais rara e a água potável cada vez mais cara. Tudo isso é resultado de como a água disponível vem sendo usada em nossas casas. Muita das vezes desperdiçamos água sem necessidades, gerando assim a escassez da nossa água. Pior ainda, com o crescimento da população e a poluição  dos rios, alÉm do aquecimento global.
Devemos nos conscientizar que a falta de água é preocupante por que ela afetará diretamente a produção de alimentos, pois cerca de 70% da água utilizada no mundo se destina à agricultura.
É de nosso saber que nós somos os únicos culpados de tudo isto, pois termos a plena certeza de que nós somos os grandes vilões de toda esta história, pois de uma forma ou de outra estamos contribuindo para isto.
O lixo que é jogado nas ruas acaba sendo levado pelas águas da chuva e vai parar nos lagos e rios, poluindo-os. A água dos nossos rios estão sendo castigadas por agentes poluidores e os nossos rios estão secando cada vez mais.
Devemos ser mais bem estruturados em termos de preservação ambiental e sobretudo em relação ao recurso dos nossos rios e águas.
Cada um deve fazer a sua parte para que o planeta não seque.

Autor:  Rute Alves da Silva, Acadêmica da Universidade Federal do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário