sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DESMATAMENTO EM URBANO SANTOS

De que forma o aquecimento global tem refletido em nosso município?

Todos os dias acompanhamos na televisão, jornais e revistas as catástrofes e as mudanças que estão ocorrendo rapidamente no clima em todo o mundo.
As principais evidências do aquecimento global vêm do grau de alterações climáticas, como o aumento do nível do mar resultando em enchentes e secas, alteração na disponibilidade agrícola, vazão reduzida nos rios durante o verão, extinção de espécies e aumento em vetores de doenças. Neste sentido, cabe destacar motivo de preocupação em nosso município, considerando que nos últimos anos têm ocorrido desmatamento e queimadas praticadas de modo grosseiro e desabrido, que evidenciam conseqüências refletindo aumento da temperatura, causando desequilíbrio no ecossistema local. Dessa forma percebe-se o grito de socorro da natureza com o desaparecimento dos animais típicos de nossa região como: veados, macacos, tatus, pacas e outros; árvores frutíferas nativas como o bacuri, pequi, sapucaia, mangaba... etc., não esquecendo dos nossos rios que cada dia estreitam mais seus leitos.
É difícil julgar querendo se achar e condenar culpados. Seriam necessárias penalizações severas se tivesse sido criado em nosso município uma rigorosa legislação antipoluição. Para tentar reduzir o impacto desse desequilíbrio no meio ambiente, é necessário que seja colocada para a população, evitando um maior aquecimento global, conscientização e políticas que visão democratizar a discussão de medidas práticas; melhor planejamento de nossa cidade, buscando harmonia entre a natureza e a urbanização; controle e fiscalização sobre desmatamento e queimadas irregulares e incentivos à população para plantar árvores. [1]     



[1] Autora: Terezinha Ataíde, acadêmica do curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário