sábado, 4 de dezembro de 2010

RIO BOA HORA: EROSÃO E QUEIMADAS, UMA FUSÃO DE DESTRUIÇÃO


O meio ambiente está sofrendo muito com a devastação e com a falta de consciência do homem, e os rios são os mais prejudicados.
O rio Boa Hora localizado em Urbano Santos se encontra hoje em uma situação deprimente, não por causa do pouco volume de água, mas pelo acúmulo de lixo, pela retirada de areia e principalmente pelo desmatamento às suas margens.
Comparando o rio hoje com imagens antigas, podemos observar a degradação e a erosão que predomina de um jeito avassalador. São imagens que entristece, provoca ira e que nos deixa frustrados. A população não se conscientiza de que o ambiente está sofrendo uma exploração que ameaça a estabilidade dos seus sistemas de sustentação, as queimadas causam um impacto prejudicial para o solo, carroceiros garantem o sustento de suas famílias com a retirada de areia das margens do rio e os mesmos são prejudicados.
É frustrante olharmos essa situação, não devemos desanimarmos jamais, assim como existem pessoas que não se importam com a estabilidade do ambiente e que só pensam em se beneficiar, existem pessoas que se preocupam em deixar para as futuras gerações uma natureza com mais vida, tendo como exemplo a ONG Entre Rios de Urbano Santos. [1]          


[1] Autora: Letícia de Jesus Silva Mendonça, acadêmica do curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário