sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A NATUREZA É VIDA

Quando se fala em degradação ambiental, a tendência é pensar nos inúmeros problemas que o meio ambiente sofre, impulsionado geralmente por lixos, poluições, desmatamentos entre outros. No entanto, para que se possa compreender a gravidade desses problemas, é necessário que, antes de tudo conhecer os recursos naturais desse ambiente que está sendo transformado pela influencia do homem. Dessa forma podem-se criar mecanismos que ajudem a manter o equilíbrio do ecossistema ali envolvido. As pessoas protegem aquilo que conhecem, amam e valorizam. 
Em Urbano Santos, os rios são exemplos que evidenciam o elevado nível de degradação, apresentam vários problemas ao longo do seu curso, problemas esses que afetam diretamente a população e consequentemente a qualidade de vida da mesma, como podemos constatar nas imagens a seguir.
  Figura 1. Rio Boa Hora, município de Urbano Santos – MA, Fonte: ONG ENTRERRIOS.
O que deve ser feito com urgência é despertar em cada um de nós o interesse em preservar a natureza em nosso município, assim iremos garantir também que as gerações futuras possam desfrutar um pouco dessa nossa bela natureza.
Por isso é importante que todas as comunidades e grupos sociais se organizem criem medidas de conscientização ambiental e que essa pratica seja passada aos jovens e crianças, levando em seu cotidiano o prazer em preservar, respeitar e defender o meio ambiente.
Maria das Dores A. Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário