sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

S.O.S Rio Mocambo

Qualquer atividade humana envolve recursos naturais, sendo  quase impossível viver sem os mesmos, e  a água doce merece destaque à parte, por ser vital para a vida humana e se distinguir dos demais.Sabe-se que a água é definida como um recurso renovável, porém finito.

O Brasil detém cerca de 15% da água doce do mundo e Urbano Santos tem o privilégio de ser bem saciado.Nossa cidade tem dois grandes rios: Mocambo e Boa Hora.Que pra felicidade de todos deveriam ser muito bem tratados, pois nem toda cidade tem esse benefício.

O rio Mocambo que antes havia uma grande quantidade de água, hoje não há mais. Como podemos ver nas figuras abaixo, fotos do mesmo local adquiridas em tempos diferentes.

Figura 1-o rio Mocambo no passado,
Fonte: ONG Entrerrios
                

figura 2-o rio Mocambo hoje,

Tudo por causa da ação do homem, que age de forma brusca em nossos rios. Pessoas constroem casas, desmatam, jogam lixo, tudo isso nas margens dos rios. Atos que acontecem por ignorância, ambição e raramente por necessidade. Por conta disso nós iremos pagar por um preço bem alto, e as pessoas mais prejudicadas serão nossos filhos que talvez não desfrutarão desses recursos.

Para que essa situação se reverta, é necessário que haja conscientização de todos, é nessas horas que devemos esquecer as nossas diferenças e juntos acharmos uma solução que beneficie a todos.

Pois a natureza pede socorro!


Foto do mutirão de limpeza do rio Mocambo
Fonte: ONG Entrerrios

                           Eulina Lopes Macêdo


Fonte: ONG Entrerrios

Nenhum comentário:

Postar um comentário