sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Uma questão de sobrevivência!

( Vista parcial do Parque Antônio Bacelar-Urbano Santos-Ma.)
           

          Em sua evolução, o homem tornou-se a forma dominante de vida na Terra, controla outras espécies animais e vegetais, desenvolve uma tecnologia que lhe permite alterar – cada vez mais rápida e poderosamente – o ambiente em que vive; contudo, ao assumir o papel de interventor, o ser humano explorou, exaustivamente, os recursos naturais e deteriorou a qualidade do meio ambiente. Esse processo, de certa forma, inevitável, realizou-se de maneira predatória, desordenada, sem uma preocupação permanente com a possível escassez dos recursos naturais. Porém, nem tudo está perdido! O Brasil é o único país latino americano a possuir uma Lei específica (Lei 9.795/99) voltada para as questões ambientais. É bem verdade que as Leis brasileiras nem sempre são respeitadas, todavia, compete a nós fazermos a nossa parte e acionarmos o poder público para que tome atitudes favoráveis à defesa do meio ambiente; atitudes simples como esta tomada pelo Gestor Municipal de Urbano Santos que transformou uma antiga e desértica pista de pouso num parque temático (foto), arborizado com plantas nativas e que tem a pretensão de transformar-se num dos pulmões verdes de nossa cidade. Idéia simples e eficiente como esta, precisa ser difundida, copiada e apoiada por todos, pois, segundo Mahatma Gandhi: “A Terra tem recursos suficientes para as necessidades de todos, mas não para a gula de todos”.








Manoel Carvalho Ramos – Acadêmico do Curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão




3 comentários:

  1. Sr.Manoel,
    Infelizmente o Parque Antonio Bacelar não está tendo, por parte da população, o tratamento que merece.Precisamos cuidar melhor do que é nosso.
    Jailson Silva - Acadêmico do curso de Filosofia do CEERSEMA-polo Urbano Santos-Ma.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, devemos sim resapeitar o meio ambiente. Se cada um de nós plantassemos uma árvore por ano, o mundo seria melhor.

    Fabricio carneiro- Acadêmico do curso de letras, turma I da UFMA- Urbano Santos.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, gostaria de saber se a introdução do sr. é plágio da apostila treinet?
    grata,

    ResponderExcluir